top of page
MEMBROS

Podem ser membros do GIFD todos os sócios da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas com cotas regularizadas. De acordo com os Regulamentos Gerais dos Grupos de Interesse da APF, consideram-se três tipos de categorização de membros: Activos, Observadores e Honorários.

No que diz respeito à categoria de Membro Activo a sua atribuição é ponderada por três diferentes níveis de competências na área da fisioterapia no desporto, tendo como quadro de referência o Perfil de Competências do Fisioterapeuta no Desporto da International Federation of Sports Physical Therapy. Esta atribuição assume um papel orientador quer no âmbito do desenvolvimento profissional dos fisioterapeutas quer na demonstração de competências mínimas para o exercício profissional junto da população desportiva.

 

Categorias de Membro e respectivos requisitos:

Membro Activo

A categoria de Membro Activo considera três níveis de competências (Nível 1, Nível 2 e Nível 3)* de acordo com os seguintes requisitos mínimos: 

- Membro Activo de Nível 1:  [Candidatura]

  1. Pelo menos 2 anos de experiência profissional autónoma (pós-licenciatura) com atletas ou numa instituição desportiva;

  2. Comprovativo de Curso Suporte Básico de Vida numa entidade formadora devidamente creditada;

  3. Comprovativo de curso ou demonstração de competências na aplicação de Ligaduras Funcionais;

  4. Apresentar pelo menos 3 reflexões relacionadas com cursos frequentados sobre a prática da fisioterapia no desporto;

  5. Apresentar pelo menos 3 reflexões sobre incidentes críticos de qualquer uma das competências do Fisioterapeuta no Desporto recomendadas pela IFSPT.  

- Membro Activo de Nível 2: [Candidatura]

  1. Pelo menos 4 anos de experiência profissional autónoma (pós-licenciatura) com atletas ou numa instituição desportiva;

  2. Comprovativo de Curso Suporte Avançado de Vida numa entidade formadora devidamente creditada;

  3. Comprovativo de curso ou demonstração de competências na aplicação de Ligaduras Funcionais e elaboração de 2 Planos Estruturados de Exercício.

  4. Apresentar pelo menos 5 reflexões relacionadas com cursos frequentados sobre a prática da fisioterapia no desporto;

  5. Apresentar pelo menos 5 reflexões sobre incidentes críticos de qualquer uma das competências do Fisioterapeuta no Desporto recomendadas pela IFSPT.  

- Membro Activo de Nível 3: [Candidatura]

  1. Pelo menos 6 anos de experiência profissional autónoma (pós-licenciatura) com atletas ou numa instituição desportiva;

  2. Comprovativo de Curso Suporte Avançado de Vida numa entidade formadora devidamente creditada;

  3. Comprovativo de curso ou demonstração de competências na aplicação de Ligaduras Funcionais e demonstração de 3 Planos Estruturados de Exercício;

  4. Apresentar pelo menos 7 reflexões relacionadas com cursos frequentados sobre a prática da fisioterapia no desporto;

  5. Apresentar pelo menos 7 reflexões sobre incidentes críticos de qualquer uma das competências do Fisioterapeuta no Desporto, recomendadas pela IFSPT.

  6. Actividade científica sob a forma de um poster, artigo original, revisão de literatura / sistemática ou estudo de caso na área da fisioterapia no desporto. 

Membro Observador [Candidatura]

Ter interesse em participar nas actividades promovidas pelo GIFD.

Membro Honorário

Esta categoria é atribuída a qualquer Fisioterapeuta, por designação da AG do GIFD, pelo seu reconhecimento profissional ou contributo científico, no desenvolvimento da fisioterapia no desporto, a nível nacional ou internacional. 

* Ver Regulamento Interno do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto aprovado a 7 Julho 2017. 

bottom of page